Prótese – ou artroplastia – de quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético.

O termo artroplastia é o mais correto, pois refere-se ao procedimento cirúrgico em si; à substituição da articulação.

A indicação mais comum para este procedimento é a coxartrose (artrose, ou "desgaste" da cartilagem do quadril). Quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida. Também podemos usar as próteses de quadril no tratamento de algumas fraturas selecionadas do colo femoral.

A artroplastia do quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna e tem evoluído continuamente nos últimos anos, com avanços tanto dos materiais quanto das técnicas cirúrgicas.

Sempre que possível, atualmente o período de hospitalização é curto e a recuperação é acelerada. O paciente começa seu protocolo de reabilitação junto à equipe de fisioterapia já no dia seguinte à cirurgia, andando com auxílio de andador ou muletas.

O risco de complicações atualmente é considerado baixo. Embora seja uma cirurgia segura na maior parte dos casos é importante ressaltar que trata-se de um procedimento de grande porte com riscos envolvidos – como em qualquer outra cirurgia – e também com riscos específicos.

Previamente ao tratamento cirúrgico tomamos cuidados no intuito de minimizarmos os riscos. Geralmente indicamos exames de check-up (laboratoriais e de imagem) e avaliação clínica e/ou cardiológica, dependendo de sua saúde e histórico.

O melhor momento para realizar a cirurgia deve ser analisado e discutido junto ao ortopedista. Você pode e deve participar ativamente das decisões em relação ao seu tratamento, seja ele cirúrgico ou não. Busque informações sobre as opções disponíveis e seus prós e contras.

O esclarecimento de suas dúvidas permitirá que tome sua decisão de maneira mais clara e serena.

Como é a prótese?

De modo simplista, próteses são substitutos artificiais para regiões danificadas do corpo.

Basicamente, uma prótese total clássica de quadril constitui-se de um componente femoral, um componente acetabular (na bacia) e uma cabeça esférica.

Existem vários tipos diferentes de próteses em relação a tamanho, modelo, conceito, meio de fixação ao osso, superfícies de contato, etc.

Como é a cirurgia?

O tamanho e a localização da incisão de pele variam de acordo com a técnica utilizada por seu cirurgião e com suas características corporais.

Na prótese total de quadril clássica a cabeça femoral é removida junto com sua cartilagem desgastada.

Procede-se à fresagem (ou raspagem) do acetábulo. Cria-se uma cavidade hemisférica e removem-se os restos da cartilagem danificada.

O implante acetabular é geralmente fixado ao osso por press-fit (pressão) com ou sem o uso de parafusos suplementares de fixação. Também pode ser cimentado, dependendo do tipo de prótese usada.

O "cimento ósseo" ou polimetilmetacrilato é um polímero acrílico de secagem rápida. É muito usado em cirurgias ortopédicas e na odontologia. Não tem qualquer relação com o cimento que conhecemos da construção civil.

O canal do fêmur é preparado para receber a haste femoral. Esta também pode ser fixada ao osso porpress-fit ou por cimento ortopédico, dependendo do modelo indicado em seu caso.

Quantos tipos de prótese existem?

Existe uma infinidade de modelos e de fabricantes de próteses no mercado mundial.

Os modelos diferem principalmente quanto à superfície de contato, meios de fixação ao osso, filosofia de tratamento e detalhes de design.