A cirurgia da mão e microcirurgia reconstrutiva são as especialidades médicas que cuidam das afecções ortopédicas que envolvem os membros, particularmente os membros superiores.

O especilista em cirurgia da mão deve apresentar uma formação médica que o habilita a diagnosticar e tratatar doenças comuns e atípicas que envolvem os membros superires e tratá-las de forma adequada.

Na área cirúrgica este profisional é capaz de reparar todas as estruturas anatômicas presentes nos membros, como: ossos, articulações, ligamentos, tendões, nervos e vasos. Os tendões, os nervos e os vasos requerem sempre uma técnica ultra-delicada (microcirúrgica) de reparo, e portanto são melhor tratadas por estes profisionais.

Lesão de Nervos Periféricos

Os nervos periféricos são cabos condutores de eletricidade que conectam o córtex motor cerebral até os músculos e, em sentido inverso, os receptores cutâneos ao córtex sensitivo cerebral. Uma lesão de nervo pode acarretar paralisia motora e alteração da sensibilidade cutânea.

Tratamento

Nas lesões abertas, geralmente indica-se tratamento cirúrgico imediato com o objetivo de suturar os cotos do nervo lesado. Caso o trauma seja fechado, pode haver um tempo de observação de cerca de três meses, durante o qual a lesão (se parcial) pode ter recuperação espontânea.

O tratamento cirúrgico deve ser realizado com a utilização de técnicas microcirúrgicas. A conexão cirúrgica das fibras nervosas deve ser feita com a máxima precisão para que a função seja a mais próxima possível à original.